Meus queridos amigos, venho a este blog para demonstrar minha profunda compreensão a um fato que vem tendo grande repercussão na área esportiva. Tenho consciência de que sou um dos poucos que pensam dessa forma, mas creio que vocês vão entender a minha angústia.
Nesta semana, um episódio está tomando conta do jornalismo esportivo. O jogador do Grêmio, Mario Fernandes, recusou a fazer parte dos jogadores convocados para o amistoso contra a Argentina, válido pelo "Superclássico das Américas", aliás, competição de pequeno valor, que até antão, eu não conhecia e as pessoas da minha geração também nunca haviam ouvido falar nesse torneio.
Portanto, não custa fazer um rápido resumo para esclarecer o motivo dessas partidas envolvendo Brasil e Argentina.
O Superclássico das Américas ou Copa Dr. Nicolas Leoz, antiga Copa Roca, é uma competição de futebol que teve início em 1913 e que foi instituída pelo presidente argentino Julio Argentino Roca. Interrompida desde 1976, a competição volta a ser disputada em 2011, após acordo entre a CBF e a AFA (Associação de Futebol Argentino). Apenas jogadores que atuam nos campeonatos nacionais podem participar, devido ao fato dos jogos não ocorrerem em data FIFA.
Pois bem, vamos ao que nos interessa. Em primeiro lugar, respeito a opinião de quem pensa que o jogador deveria fazer parte dos convocados para o amistoso, porém tenho uma ideia que vai além da prática esportiva, que ultrapassa o fator profissional, que é a questão individual, própria das condições pessoais, emocionais, aquelas que mexem com a psique do atleta.
A meu ver a questão pessoal está acima da questão profissional. Vamos trabalhar com a seguinte hipótese: alguém está com 39 graus de febre, prestes a morrer, fraca fisicamente e emocionalmente, sem condições de trabalhar, e o diretor da empresa na qual trabalha precisa de seu apoio, senão esta será demitida. O que a pessoa deve fazer? Ir ao trabalho, indisposta, e correr o risco de passar mal? Ou rejeitar a obrigação e seguir a vida, mesmo sendo despedida?
A segunda opção é, na minha visão, a mais correta. Exatamente esta situação pode ser transferida para o contexto do jogador do Grêmio. Se a pessoa Mario Fernandes não tem condições de exercer seu dever, porque o jogador Mario Fernandes tem que se submeter a uma ordem vinda da CBF, repito, da CBF? Ele tem todo o direito de recusar a convocação. Agora, claro, as conseqüências podem ser as piores possíveis e ele deve ter consciência disso.
Portanto, vamos acalmar os ãnimos, refletir melhor sobre o fato, porque o que estou vendo, ouvindo e lendo sobre esse assunto está me deixando perplexo, horrorizado com certos ex-jogadores de futebol que dão outra importância ao futebol, muito maior que a de Mario Fernandes, e por isso não permitem que ele siga sua vida, normalmente, como se o futebol fosse a coisa mais importante do mundo.
Sou apaixonado por futebol, mas quando ouço certas coisas, penso se vale mesmo a pena seguir esse futuro. Ainda não acabaram com o meu sonho de seguir a carreira de jornalista esportivo, mas do jeito que Ricardo Teixeira e companhia tratam o futebol, como se fossem donos dele, se continuar dessa forma, posso até rever o meu futuro.
Muitos dizem que o futebol é a coisa mais importante das menos importantes. Aqui, agora, monto outra frase: o futebol é a coisa menos importante das menos importantes.
Até a próxima!
Sejam bem-vindos!
Sintam-se em casa, o blog é de vocês também. Aceito sugestões, reclamações, críticas. O blog é feito com total dedicação para levar a você informação, opinião e humor. Obrigado a todos!
terça-feira, 27 de setembro de 2011
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Clássico OXO
O jogo de ontem entre São Paulo x Corinthians demonstrou o medo dos dois treinadores em vencer a partida. De um lado, víamos um São Paulo sem vontade de atacar, um time enfadonho, sonolento, que só chegava à meta do goleiro corinthiano por meio das jogadas individuais de seus dois principais jogadores: Casemiro e Lucas. Fora isso, se notava muita cautela de Adilson Batista e um time que quer ser campeão deve ter outra atitude, a de ir pra cima do adversário, sem medo, com gana de vitória. Do outro lado, Tite montou uma barreira, difícil de ultrapassar, porém o ataque deixou a desejar. Willian não foi bem, Émerson até tentou suas investidas pelos lados do campo, na minha visão foi o melhor jogador da partida, Liédson quase não tocava na bola. O meia de criação, Alex, estava com muito sono, parece que o horário atrapalhou seu desempenho, que foi muito apagado.
Confesso que foi o pior clássico paulista do campeonato. Muito estudo de ambos os times, mas poucos dribles, pouca habilidade no meio-campo. Diria que se tivesse um Ganso em um dos times e um Neymar no outro, com certeza, teríamos maiores emoções. Aliás, nem precisaria de tanto talento assim, Rivaldo, com 39 anos, fez em 15 minutos o que Cícero não conseguiu fazer o jogo inteiro. Quando ele entrou, deu um novo ânimo ao São Paulo, se movimentou, lançou Marlos, tentou a enfiada pelo meio, fez mais do que deveria com tão pouco tempo para desenvolver seu futebol. Na minha visão, tem que ser titular, pois tem grande qualidade em passes longos, sabe como se joga, conhece o caminho do gol. Adilson está sendo teimoso em deixá-lo no banco, como o fez Carpegianni, que depois pagou pelo erro.
Há muita expectativa de ambos os times para as estreias de dois centroavantes. Adriano, pelo lado do timão e Luis Fabiano, do tricolor. Não vejo vantagem de um sobre o outro. O que estiver em melhores condições físicas vai ajudar e muito a sua equipe. Se me perguntassem quem tem mais chances de levar seu time ao título, apostaria em Luis, pelo fato de ser mais comprometido com a profissão. Não digo que Adriano não é aplicado, até porque não fico o vigiando, mas segundo muitos repórteres que acompanham o dia-a-dia do jogador no clube, ele está devendo no que se trata de medir os atos. A mim parece que precisa de alguém que possa ajudá-lo, aliás todos nós precisamos de apoio. Vamos torcer para que se recupere logo, assim será fundamental para o timão na parte final do campeonato.
Confesso que foi o pior clássico paulista do campeonato. Muito estudo de ambos os times, mas poucos dribles, pouca habilidade no meio-campo. Diria que se tivesse um Ganso em um dos times e um Neymar no outro, com certeza, teríamos maiores emoções. Aliás, nem precisaria de tanto talento assim, Rivaldo, com 39 anos, fez em 15 minutos o que Cícero não conseguiu fazer o jogo inteiro. Quando ele entrou, deu um novo ânimo ao São Paulo, se movimentou, lançou Marlos, tentou a enfiada pelo meio, fez mais do que deveria com tão pouco tempo para desenvolver seu futebol. Na minha visão, tem que ser titular, pois tem grande qualidade em passes longos, sabe como se joga, conhece o caminho do gol. Adilson está sendo teimoso em deixá-lo no banco, como o fez Carpegianni, que depois pagou pelo erro.
Há muita expectativa de ambos os times para as estreias de dois centroavantes. Adriano, pelo lado do timão e Luis Fabiano, do tricolor. Não vejo vantagem de um sobre o outro. O que estiver em melhores condições físicas vai ajudar e muito a sua equipe. Se me perguntassem quem tem mais chances de levar seu time ao título, apostaria em Luis, pelo fato de ser mais comprometido com a profissão. Não digo que Adriano não é aplicado, até porque não fico o vigiando, mas segundo muitos repórteres que acompanham o dia-a-dia do jogador no clube, ele está devendo no que se trata de medir os atos. A mim parece que precisa de alguém que possa ajudá-lo, aliás todos nós precisamos de apoio. Vamos torcer para que se recupere logo, assim será fundamental para o timão na parte final do campeonato.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
São Paulo x Corinthians é uma final antecipada?
O Campeonato Brasileiro se encaminha para a parte final. Já foram realizadas 24 rodadas. O Corinthians resistia ao incômodo dado pelas outras equipes, permanecendo no topo com muita bravura, e apesar de não ter jogado bem nos últimos jogos, já estava ficando chato para os outros torcedores, que viam o líder tropeçar, e seus times também. Parecia que ninguém queria levantar o caneco, e a descupla da torcida corintiana já havia virado praxe: perdeu do Palmeiras por 2 a 1 e a pergunta que os torcedores corinthianos faziam era: "quem é o líder?. Em que posição o seu time está?" Isso aconteceu também na rodada em que o timão perdeu do Coritiba, e o Flamengo caiu diante do Bahia. Contra o Fluminense, a equipe de Tite também perdeu, mas Vasco e São Paulo não souberam aproveitar.
Pois bem, ontem se foi a longa liderança corinthiana, o topo era alvinegro, agora o topo é cruzmaltino. O Vasco, atual campeão da Copa do Brasil, assumiu a ponta da tabela, vencendo o Grêmio por 4 a 0, fora o show. Temos que ressaltar a equipe de Ricardo Gomes, que está sendo dirigida por Cristóvão Borges. Para quem não o conhece, Cristóvão foi um meio-campista que começou na base do Bahia, passando por Fluminense, Grêmio e Corinthians. Foi campeão da Copa América de 1989 pela Seleção Brasileira. Ricardo Gomes, que sofreu um AVC e já recebeu alta, deve ficar ainda um tempo parado. Chance para Cristóvão demonstrar seu trabalho e ajudar o Vasco na busca pelo título, único objetivo da equipe, já que conquistou a vaga para a Libertadores do ano que vem.
Nessa quarta-feira, vamos ter aquele famoso "jogo de seis pontos". Corinthians e São Paulo jogam no Morumbi, que sem dúvida, estará lotado.O São Paulo, com o tropeço do timão, assumiu a vice-liderança com 44 pontos. O time do Parque São Jorge vem logo atrás, com 43.
Diria que é uma final antecipada, de tantas finais que temos num campeonato em que até 6 ou 7 equipes têm chances de brigar pelo título. No primeiro turno, uma sonora goleada do Corinthians iniciou uma crise do lado do Morumbi que acarretaria, jogos mais tarde, na demissão de Paulo Cesar Carpegiani.
Será agora a revanche tricolor?
A grande esperança da torcida do Morumbi é que a tão especulada reestreia aconteça. Luis Fabiano, o "Fabuloso", treinou com bola hoje de manhã e pode ser a surpresa de Adilson, mas não deve começar jogando. Do outro lado, Alex, que saiu após ter batido a têmpora no joelho de Danilo, já está melhor e vai pro jogo.
Façam suas apostas.
Pois bem, ontem se foi a longa liderança corinthiana, o topo era alvinegro, agora o topo é cruzmaltino. O Vasco, atual campeão da Copa do Brasil, assumiu a ponta da tabela, vencendo o Grêmio por 4 a 0, fora o show. Temos que ressaltar a equipe de Ricardo Gomes, que está sendo dirigida por Cristóvão Borges. Para quem não o conhece, Cristóvão foi um meio-campista que começou na base do Bahia, passando por Fluminense, Grêmio e Corinthians. Foi campeão da Copa América de 1989 pela Seleção Brasileira. Ricardo Gomes, que sofreu um AVC e já recebeu alta, deve ficar ainda um tempo parado. Chance para Cristóvão demonstrar seu trabalho e ajudar o Vasco na busca pelo título, único objetivo da equipe, já que conquistou a vaga para a Libertadores do ano que vem.
Nessa quarta-feira, vamos ter aquele famoso "jogo de seis pontos". Corinthians e São Paulo jogam no Morumbi, que sem dúvida, estará lotado.O São Paulo, com o tropeço do timão, assumiu a vice-liderança com 44 pontos. O time do Parque São Jorge vem logo atrás, com 43.
Diria que é uma final antecipada, de tantas finais que temos num campeonato em que até 6 ou 7 equipes têm chances de brigar pelo título. No primeiro turno, uma sonora goleada do Corinthians iniciou uma crise do lado do Morumbi que acarretaria, jogos mais tarde, na demissão de Paulo Cesar Carpegiani.
Será agora a revanche tricolor?
A grande esperança da torcida do Morumbi é que a tão especulada reestreia aconteça. Luis Fabiano, o "Fabuloso", treinou com bola hoje de manhã e pode ser a surpresa de Adilson, mas não deve começar jogando. Do outro lado, Alex, que saiu após ter batido a têmpora no joelho de Danilo, já está melhor e vai pro jogo.
Façam suas apostas.
Assinar:
Comentários (Atom)